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DICAS PARA DECOLAR

O ABC do Trabalho


A É PARA ATENÇÃO

ATENÇÃO AOS OUTROS

A palavra atenção traz embutidos dois significados: prestar atenção significa concentrar-se em algo ou alguém. Já dar atenção a alguém significa não só prestar atenção, mas também ser delicado, gentil. Ambas são atitudes indispensáveis nos relacionamentos humanos no ambiente de trabalho.

Com a primeira – a atenção da concentração – nós aprendemos. Você pode aprender muito mais e muito melhor ao se concentrar no que alguém está dizendo, ou fazendo. "Observe com atenção todas as pessoas, e poderá economizar tempo e sofrimento", dizia meu pai quando eu era criança. E isso é uma verdade importante.

Sabe aquele seu colega chato, que não para de falar dos outros? Ele é uma lição preciosa sobre a importância de não se envolver na vida alheia. E sabe aquele outro que entrega tudo no prazo e sempre está de bem com a vida? Uma conversa com ele pode render algumas informações importantes sobre como otimizar o seu trabalho.

A segunda atenção – a de ser delicado, gentil – é a que nos torna humanos. E ela deve, também, ser exercida no trabalho. Mesmo com o chato que não pára de resmungar. Um pouco de gentileza e de atenção dos outros tornam nossos dias mais agradáveis, não é mesmo? Então, se queremos receber essa gentileza, devemos, em primeiro lugar, doa-la.

Isso não precisa ser algo forçado. Mas um sorriso, um gesto amigo, até dizer "puxa, fulano, me lembrei de você ontem vendo a novela, você não disse que seu avô é italiano? " são coisas que não custam absolutamente nada – e que valem muito.

Se puder – ou quiser – vá mais longe. Supere-se também no dar atenção – e não só no prestar atenção. Quer um bom motivo para isso? Todos os verdadeiros líderes são pessoas que se interessam efetivamente pelos outros – ou alguém vai seguir uma pessoa que não lhe dá a mínima?

COMO CHEGAR LÁ?

Como tudo na vida, esses dois tipos de atenção ao outro podem ser aprendidas. E aqui vão dois pequenos exercícios que irão ajudá-lo:

1 – Prestar atenção ao outro

Para que essa sua postura de observador seja o mais produtiva possível, é interessante que você adote uma atitude neutra. Não julgue e não se envolva – apenas observe atentamente.

Isso não significa ficar de olho, feito um falcão, em tudo que acontece em volta. Mas significa, na maioria das vezes, falar menos e observar mais.

Proponha-se a passar uma semana observando como se dão os relacionamentos no seu trabalho, e eu garanto que você irá aprender muito sobre a estrutura de poder de sua empresa e os tipos de reação dos seres humanos.

Se quiser ser realmente metódico, anote o que aprendeu. E guarde esse material para comparar com o que você irá aprender quando falarmos de um outro tipo de atenção – a atenção a si mesmo – na próxima coluna.

2 – Dar atenção ao outro

Para alguns, essa parece ser uma tarefa ingrata. Como dar atenção àquela recepcionista que todos os dias olha para você como se você fosse pessoalmente responsável por todas as desgraças do mundo?

Para isso, eu uso um macete simples – e que funciona muito bem. Quando encontrar um caso assim, pense no que todos nós queremos. E o que todos, absolutamente todos humanos querem? É serem felizes, não é? Agora, pense naquela pessoa em especial. Ela também quer ser feliz, mas provavelmente aprendeu tudo errado ao longo da vida. Você não viveu a vida dela, e não sabe que circunstâncias a levaram a ser o que é. Portanto, dê uma chance para ela. Dê atenção para ela. Trate-a com cortesia, atenção e gentileza – mesmo que ela responda ao seu sorriso com um resmungo. No mínimo, no mínimo, será um bom treino de paciência.

E, para todas as outras pessoas – que são, na maioria, como a média de nós, simpáticas em certos momentos, chatas em outros – use a mesma gentileza e atenção. Você verá que os frutos não tardarão. Todos começarão a olhar para você de forma diferente, a trata-lo com mais consideração e amizade. Faça o teste, também, por pelo menos uma semana.

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