navegaeter1.jpg (2805 bytes)
Feminino Plural - Terra

 

Tudo se transforma e toma nova forma

GUIA DE VIAGEM

portulano | como fazer | identificando a mudança

 

 PORTULANO

Faça seu próprio guia de viagem

Você já ouviu falar em portulano? Provavelmente não - mesmo porque, até onde eu sei, não se fazem mais portulanos. Um portulano, reproduzindo a definição do Aurélio, é uma "espécie de roteiro em que os navegadores da Antiguidade descreviam os pormenores das costas marítimas que descobriam ou freqüentavam".

A utilidade de um portulano era enorme. Em uma época em que a cartografia e os instrumentos de navegação eram precários, serviam para que os navegadores pudessem identificar áreas já visitadas por outros, e conhecessem os portos seguros, os locais perigosos e as alternativas de rotas.

Para começar essa viagem do que você é agora para o que você quer ser, ou para marcar a mudança que você já realizou, que tal escrever seu próprio portulano - seu roteiro de navegação através da mudança? Ele não precisa ser compartilhado com outras pessoas - eu até sugiro que NUNCA seja compartilhado - mas servirá como um guia para momentos posteriores de sua vida, quando você tiver que viver novas mudanças.

E o que é esse portulano? E o seu próprio conjunto de anotações, idéias e imagens, que retratam a mudança que foi feita ou que você pretende fazer. Ele irá acompanha-la durante todo o processo de mudança e, se você for mais ambiciosa, poderá acompanha-la por toda a vida, traçando toda a sua rota através do mundo.

Alto da página

 

barraflorida.gif (1184 bytes)

COMO FAZER?

Qual é o título da sua história?

Cadernos de capa dura são bons para esse objetivo, porque podem ser carregados de um lugar para outro sem amassar. Portanto, compre um caderno de capa dura, do tamanho que quiser, com pauta, sem pauta, como mais lhe agradar.

Se quiser, e se tiver tempo, comece por encapar o caderno com uma cor ou estampa que deixe claro, de saída, sua intenção de mudar, ou a comemoração de mudança que está fazendo. Para isso, primeiro sente e pense. Que cor essa mudança tem para você? Ela lhe lembra que objetos? Que paisagens? Use esses elementos na capa.

A seguir, pense na sua mudança como uma história de fadas, que você irá contar a alguém. Que título você daria para essa história? Pense bastante sobre o tema - pois esse será o título do seu portulano.

Alto da página

 

barraflorida.gif (1184 bytes)

IDENTIFICANDO A MUDANÇA

Imagens e objetos ajudam a identificar a mudança

Antes de qualquer outra coisa, você terá que usar seu portulano para identificar a mudança desejada, ou a tranformação que ocorreu. Use-o para escrever sobre o que você quer comemorar, ou sobre o que você quer mudar em sua vida. Escreva o conto de fadas que deu origem ao nome do seu portulano. Explique a si mesma porque escolheu esse nome.

Se não tiver tempo durante a semana, aproveite um final de semana para fazer o seguinte exercício - ele será muito importante para definir quais são os símbolos de sua mudança.

Junte todas as revistas velhas e jornais que encontrar. Pegue lápis coloridos, uma folha grande, tesoura e cola. Faça uma colagem que mostre a tranformação pela qual você passou ou quer passar. Você pode usar imagens que representem o antigo "você", o novo "você", imagens de objetos que simbolizem a mudança que quer alcançar - enfim, o que sua imaginação mandar. Dê um nome para essa colagem. Guarde-a junto com o seu portulano.

Depois de ter feito a colagem, pense em dois ou três objetos que sejam simples e que possam resumir tudo o que está na colagem. Por exemplo, se você acabou de se divorciar, que símbolos lhe ocorrem que representem essa mudança? Uma pena - representando liberdade? Um batom - representando a auto-estima que você quer re-adquirir? Pense em coisas pequenas, baratas, mas que possam ter um significado especial para você. Não tenha pressa. Deixe o símbolo aparecer.

Alto da página

passo anterior da mudança. Laboratório Alquímico - onde começa a transformação... próximo passo da mudança

Dúvidas ou sugestões, escreva para
webmistress@femininoplural.com.br